"COMO CONVÉM A SANTOS". Efésios 5.3-14

Efésios  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 108 views

Os santos em Cristo Jesus são salvos pela Graça de Deus, e vivem fora do padrão do mundo.

Notes
Transcript
Grande ideia: Os santos em Cristo Jesus são salvos pela Graça de Deus, e vivem fora do padrão do mundo.
Estrutura: o padrão que nos convém como santos (vv. 3-7) e a prática de quem está na luz (vv. 8-14).
A mensagem da igreja como nova criação e nova comunidade de Deus é de particular importância para aqueles que se chamam ou são chamados cristãos evangélicos. Pois, por natureza e tradição, tendemos a ser individualistas ásperos e somos vistos como pessoas que pouco se importam com a igreja. De fato, as expressões “evangélica” e “baixa igreja” geralmente são consideradas sinônimas. No entanto, não deveriam ser. Os verdadeiros evangélicos, cuja teologia provém da Bíblia, devem ter a visão “alta” da igreja que a Bíblia tem. Hoje, mais do que nunca, precisamos entender a visão bíblica da igreja.
Stott, John; Larsen, Dale; Larsen, Sandy; Fernandes, Valéria Lamin Delgado (2021-08-15T22:58:59.000). Lendo Efésios com John Stott  (Lendo a Bíblia com John Stott) . Editora Ultimato. Edição do Kindle.
Craig G. Bartholomew e Michael W. Goheen:
Essa é a igreja: um povo que vive em um novo mundo com uma nova identidade e um novo relacionamento com Deus. Assim, Paulo ordena a igreja a viver cada vez mais a nova vida do reino de Deus, a “se despir” do velho homem (como se fosse uma roupa suja) e se vestir de novo (Ef 4.22-24; Cl 3.9,10). Em outras palavras, as pessoas da igreja precisam se despedir do modo de vida que era moldado pela sua experiência “desta era presente” e adotar um novo modo de vida como parte da “era vindoura”. E com essa nova vida vem um chamado a um novo tipo de obediência à lei de Deus em todas as esferas da vida, uma obediência arraigada no amor.
Padrão. (vv. 3-7)
1 Sejam seguidores de Deus como filhos amados, 2 e andem debaixo do amor, do mesmo jeito que o Messias nos amou e abriu mão de sua própria vida por nós - um sacrifício a Deus com cheiro gostoso. 3 Pornografia, impureza e paixão deslumbrada pelo dinheiro não devem nem ser assunto entre vocês – não combina com santidade, 4 nem baixaria, conversa indecente e piadas de mal gosto. O que combina com integridade é gratidão a Deus de coração. 5 Vejam bem, quem escolhe se prostituir, andar na farra, ou adorar o dinheiro – formas diferentes da mesma idolatria – escolhe ficar fora do Reino do Messias e de Deus. 6 Não se deixem levar por conversa fiada, repito, todas essas coisas tem como consequência a indignada reação de Deus contra quem escolhe a desobediência. 7 E para que fazer parte disso?
Kerr, Guilherme. Gálatas Efésios Filipenses Colossenses: Cartas de Paulo - Volume I (uma paráfrase) (Bíblia do Poeta Livro 5) (p. 23). Edição do Kindle.
(a) Paulo fala de coisas que não deveriam ser “nomeadas” entre nós, os santos.
Colossenses 3.5–6 (NAA)
5Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria;
6por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Hebreus 13.5 (NAA)
5Que a vida de vocês seja isenta de avareza. Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.”
(b) É muito comum sermos influenciados pelo nosso entorno, mas o texto nos adverte: façam o que “convém”.

πρεπω prepo

aparentemente, palavra raiz; v

1) sobressair, ser manifesto, ser eminente

2) ser apropriado, conveniente

1Coríntios 6.12 (NAA)
12“Todas as coisas me são lícitas”, mas nem todas convêm. “Todas as coisas me são lícitas”, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
(c) Na fala, o cristão deve ser identificado como aquele que escolhe bem suas palavras: “pelo contrário, digam palavras de ação de graças”.
Efésios 4.29 (NAA)
29Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
Colossenses 4.5–6 (NAA)
5Sejam sábios no modo de agir com os que são de fora e aproveitem bem o tempo.
6Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem responder a cada um.
(d) Paulo retoma o argumento falando agora de modo ainda mais pessoal.
Efésios 5.5 (NAA)
5Fiquem sabendo disto: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta — porque a avareza é idolatria — tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
1Coríntios 6.11 (NAA)
11Alguns de vocês eram assim. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Calvino:
Onde há arrependimento e, portanto, reconciliação com Deus, os homens cessam de ser o que foram. Mas que todos os fornicadores, ou impuros, ou avarentos, e a todos quantos agem assim, saibam que nada têm em comum com Deus, e estão privados de toda e qualquer esperança de salvação.
(e) Destaque para “… o avarento, que é idólatra”.
Calvino:
Por que o avarento é estigmatizado com esse epíteto, mais do que com a ambição ou com a autoconfiança fútil? Minha resposta é que essa enfermidade é amplamente difundida e contamina a mente de muitos, como uma epidemia, mas não é reconhecida como tal; pelo contrário, é louvada e tida na estima popular. Paulo a ataca com mais severidade a fim de eliminar de nosso coração essa falsa opinião.
(f) E quanto aos “filhos da desobediência”, não deve haver participação nossa com eles.
Efésios 2.1–2 (NAA)
1Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
2nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 543 απειθεια apeitheia

543 απειθεια apeitheia

de 545; TDNT - 6:11,818; n f

1) obstinação, oposição obstinada à vontade divina

(g) A ideia aqui em “não participem daquilo que eles fazem” é de não seguir os seus métodos (συμμετοχος summetochos).
2. Prática. (vv. 8-14)
8 Já foi o tempo em que vocês viviam na escuridão, hoje vocês são a luz do Senhor. Andem como filhos e filhas da luz 9 refletindo toda bondade, toda integridade, toda verdade 10 e experimentando daquilo que agrada a Deus, 11 abrindo mão do relacionamento disfuncional do que só se faz escondido. Rejeitem toda escuridão! 12 É uma vergonha completa contar vantagem do que se faz em segredo. 13 A luz revela aquilo que é reprovável. 14 Por isso diz um ditado: Você que anda dormindo, acorde!              Você que está deitado no meio dos mortos, levante-se              e o Messias vai encher sua vida de luz!
Kerr, Guilherme. Gálatas Efésios Filipenses Colossenses: Cartas de Paulo - Volume I (uma paráfrase) (Bíblia do Poeta Livro 5) (p. 23). Edição do Kindle.
(a) Atentem aos contrastes: “no passado” e “mas agora”; “trevas” e “luz” (v. 8).
1Timóteo 6.16 (NAA)
16o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem ninguém jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
Salmo 43.3 (NAA)
3Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos.
(b) Há um outro contraste aqui em relação à porção anterior: “filhos da desobediência” (v. 6) com “filhos da luz” (v. 8).
Mateus 5.14 (NAA)
14— Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte.
John Stott:
(…) Os cristãos são fundamentalmente diferentes dos não-cristãos- ou pelo menos deveriam ser. As duas imagens separam as duas comunidades uma da outra. O mundo é escuro- Jesus explica-, vocês devem ser a sua luz. O mundo está se decompondo; vocês, porém devem ser o seu sal e impedir que ele apodreça. Usando uma linguagem coloquial, diríamos que eles são tão diferentes quanto água e vinho ou óleo e água. Jesus disse que eles são tão diferentes quanto a luz das trevas e o sal, da decomposição. Este é um dos principais temas da Bíblia inteira. Deus chama do mundo um povo para si mesmo, e a vocação do seu povo é ser “santo” ou “diferente”. “Sede santos”, ele lhe diz sempre, “porque eu sou santo”.
(c) O desafio posto aqui é: “viver como filho da luz”, e isso implica em produção de “frutos da luz’, e não de “obras das trevas”.
João 8.12 (NAA)
12De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Calvino:
Ele chama de trevas a totalidade da natureza humana antes da regeneração; pois onde o fulgor de Deus não o refulge, nada mais há senão pavorosa escuridão. Além disso, luz é o título dado àqueles que são iluminados pelo Espírito de Deus; pois, imediatamente a seguir, no mesmo sentido, ele os chama filhos da luz, e extrai a inferência de que devem andar na luz, visto que, pela misericórdia divina, já foram resgatados das trevas. Observe-se a informação de que devemos ser luz no Senhor , porque enquanto estivermos fora de Cristo, tudo se encontra sob o domínio de Satanás, o qual bem sabemos ser o príncipe das trevas.
(d) Os frutos da luz tem como essência as virtudes: “bondade, justiça e verdade”. E as obras das trevas são “infrutíferas” .
Gálatas 5.19–21 (NAA)
19Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem,
20idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções,
21invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Gálatas 5.22–23 (NAA)
22Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
23mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Romanos 6.21 (NAA)
21Naquele tempo, que frutos vocês colheram? Somente as coisas de que agora vocês se envergonham. Porque o fim delas é morte.
(e) Tudo se manifesta pela luz. A verdade dos fatos (e da essência) sempre vem a tona.
João 3.20–21 (NAA)
20Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
1João 1.5–7 (NAA)
5A mensagem que dele ouvimos e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
6Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
7Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
(f) Paulo termina citando um verso (dito pelo próprio Jesus ???):
Efésios 5.14 (NAA)
14Por isso é que se diz: “Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará.”
Calvino:
Portanto, ele apresenta Cristo como que falando, porquanto esta Voz é constantemente ouvida na proclamação do evangelho: “Desperta, ó tu que dormes”. No entanto, não tenho dúvida de que o apóstolo está fazendo alusão às profecias que prediziam o reino de Cristo; tais como aquela de Isaías: “Levanta-te, resplandece, porque é chegada tua luz, e desponta sobre ti a glória do Senhor” (Is 60.1). Diligenciemo-nos, pois, o quanto nos for possível, para despertar os dormentes e os mortes, e assim os conduzamos à luz de Cristo.
3. Outras aplicações:
(a) Não somos mais os mesmos. Lembro da fala de John Newton: “Eu não sou o que eu devia ser. Eu não sou o que eu quero ser. Eu não sou o que eu espero ser. Contudo, eu não sou o que eu costumava ser. E, pela graça de Deus, eu sou o que sou.”
1Coríntios 15.10 (NAA)
10Mas, pela graça de Deus, sou o que sou. E a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã. Pelo contrário, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.
(b) Ser luz e não trevas, deve ser a nossa grande ambição. O mundo está carente de luz, há trevas demais! Mesmo que seja uma vela. Brilhe!
Como Uma Vela
Rubem Amorese E Toninho Zemuner
Hás de brilhar, mas não como o sol, Que não deixa espaço às tochas. Hás de guiar, mas não qual farol, Que ao navio mostra as rochas. Te quero luz sofrida, em razão Da dor do mundo e sua seqüela. Te quero fraco, levado na mão Hás de brilhar como uma vela.
Isaías 60.1 (NAA)
1Levante-se, resplandeça, porque já vem a sua luz, e a glória do Senhor está raiando sobre você.
Ilustr.:
Russel Moore, “A família em meio à tormenta”.
Para mim, a melhor parte não tinha nada a ver com doces ou fantasias. O que eu mais gostava era do fim da noite, quando estava coberto na cama, sabendo que meus pais dormiam do outro lado da parede de gesso. A noite lá fora podia ser assustadora com bruxas e lobo maus, mas tudo estava seguro em casa. Isso não me parecia nada pagão. Na verdade, era algo bem alinhado com meus antepassados bíblicos no antigo Egito. Os anjos da morte podiam espreitar fora da casa quanto quisessem, mas, contanto que o sangue estivesse nos umbrais da porta, tudo estaria bem.
A família não se resume ao Hallowen, nem ao Natal, nem à nossa forma de celebrar em nossa cultura asséptica. A família se resume à Sexta-feira Santa. A família pode lhe ensinar que suas intuições estão corretas. Você quer paz no lar e um legado que dure mais que você. A vida moldada pela cruz em um mundo assolado por tempestades nos revela que jamais chegaremos lá como especialistas, mas sim como filhos e filhas. Você só poderá encontrar família ao confiá-la ao Deus a quem pode confiar a própria alma.
“A cruz é a maior de todas as seguranças”, escreveu Martinho Lutero.
Related Media
See more
Related Sermons
See more